quinta-feira, 1 de outubro de 2009

►Poríferos (filo porífera)




Animais dotados de poros por todo o corpo, por isso chamados de poríferos, e com um aspecto esponjoso, macio e flexível, podendo ser usados como esponja de banho. São também chamados de espongiários.

►Introdução


Os Poríferos são aquáticos e a maioria vive no mar. A maneira mais fácil de se achar um é procurando em rochas e madeiras submersas no litoral de regiões tropicais e subtropicais. As espécies mais comuns de esponjas formam crostas amarelas, laranjas ou cinzas.

►Classificação biológica


A classificação do Filo Porifera é ainda hoje muito debatida, desde a definição das espécies até as relações entre as classes e subclasses. Os caracteres morfológicos e esqueléticos, insuficientes para um estudo filogenético amplo do grupo, vêm sendo complementados por uma diversidade cada vez maior de critérios alternativos (incluindo métodos bioquímicos, moleculares, embriológicos, histológicos e citológicos) para a taxonomia de Porifera. A grande variabilidade morfológica das esponjas e a dificuldade de se estabelecerem os limites das espécies ainda hoje leva muitos estudantes de taxonomia de esponjas à frustração muito cedo em suas carreiras.

► Características Gerais

* Locomoção


Os poríferos não se locomovem. Eles são seres sésseis, sempre vivem fixos a um substrato, podem estar isolados ou em colônias.

-Nutrição

*Digestão

As esponjas não possuem sistema digestório, e a digestão é exclusivamente intracelular. Se alimentam de pequenas partículas em suspensão na água que circula em seu corpo. Estas partículas entram pelos poros junto com a água, caindo no átrio (ou espongiocele) que é a cavidade interna da esponja e saem pelo ósculo, uma abertura maior. As partículas de alimento que ali entram podem ficar retidas no colarinho de células flageladas chamadas coanócitos, que promovem a movimentação e circulação de água no átrio da esponja, graças à presença de flagelos.

Os coanócitos fagocitam e digerem parcialmente estas partículas, transferindo-as para os amebócitos, células que compoem a mesogléia, material gelatinoso que preenche o corpo das esponjas. Os amebócitos terminam de digerir as partículas e distribuir por todo o corpo o produto desta digestão.




<= coanócito














A Fagocitose é o nome dado pelo processo o qual os protozoários e algumas bactérias realizam a sua alimentação. Ela consiste no englobamento de partículas de alimento pela membrana celular (através dos pseudópodos), e trazida para dentro da célula. O alimento ficará dentro de um vacúolo digestivo, que realizará a digestão da partícula utilizando os lisossomos, dando mais energia para a célula.

*Circulação

A circulação é basicamente de água, alimento e espermatozóides, que entram pelos poros e saem pelo ósculo, promovida pelo movimento dos flagelos dos coanócitos.

*Respiração

Não apresentam sistema respiratório, e as trocas gasosas ocorrem por difusão.

*Excreção

A excreção é feita por difusão.
A difusão molecular é um fenômeno físico, onde um soluto é transportado pelo movimento das moléculas ao redor. Este movimento se dá na direção da área mais concentrada para a menos concentrada, procurando encontrar um equilíbrio.

*Reprodução

Os poríferos podem se reproduzir das seguintes formas:

Assexuada

- Brotamento: surge um broto no corpo da esponja, que pode se soltar e dar origem à um novo indivíduo.

- Fragmentação: pequenos fragmentos de uma esponja podem dar origem a novos indivíduos, pois as esponjas possuem um grande poder de regeneração.

Gêmula- Gemulação: ocorre em espécies de água doce. Formam-se gêmulas, estruturas de resistência que se formam no interior do corpo da esponja. São compostas por células indiferenciadas e protegidas por um envoltório rígido.

Sexuada: a maior parte das esponjas é hermafrodita. Os gametas são formados em células chamadas gonócitos, que são derivadas dos amebócitos. Os espermatozóides saem da esponja pelo ósculo e penetram em outra esponja pelos poros, junto com a corrente de água. São captados pelos coanócitos e transferidos até os óvulos, que ficam na mesogléia, e promovem a fecundação. Do ovo surgirá uma larva ciliada, de vida livre, que abandona a esponja e nada até se fixar em um substrato e dar origem a um novo indivíduo.




<= Reprodução por brotamento.











<= Reprodução sexuada














* Órgãos dos Sentidos e defesas corporais

Órgãos

Os Poríferos são considerados animais atípicos, justamente pelo fato não formarem órgãos mas, apesar de sua simplicidade estrutural, são bem adaptados ao ambiente em que vivem. Podem, ainda serem considerados vitoriosos evolutivamente já que, apesar de serem um dos primeiros grupos a se formarem, são abundantes até hoje.

Defesas Corporais

O mecanismo primário de defesa das esponjas é de natureza química; produzindo uma ampla gama de compostos tóxicos, alguns bastantes potentes. Espécies de Tedania e Neofibularia podem mesmo causar dermatites dolorosas em seres humanos. Por outro lado, muitas esponjas produzem compostos com atividades microbiana (antibacteriana, antifúngica, antiviral). Além de defesas antipredação e contra infecções microbianas, as toxinas de esponjas servem também para a competição por espaço com outros invertebrados, como: briozoários, ascídias, corais e até mesmo outras esponjas. Isto permite a algumas esponjas crescer rapidamente e recobrir a fauna e flora adjacentes.

* Coordenação nervosa/Sistema Nervoso

Não existe sistema nervoso. Os pinacócitos podem contrair-se em contato com substâncias irritantes ou ao toque fechando os poros.

►Curiosidades

Existem mais de 15.000 espécies modernas de esponjas conhecidas, que podem ser encontradas desde a superficie da água até mais de 8.000 metros de profundidade, e muitas outras são descobertas a cada dia;


O esqueleto das esponjas são usados como buchas nos banhos. As esponjas demoram muito para crescer, por isso, algumas destas espojas de banho podem ter 50 anos!

As esponjas são carnívoras.

►Conclusão

O conhecimento das peculiaridades de cada ser vivo existente no planeta Terra nos faz reconhecer a importância da preservação das diferentes espécies, pois a perpetuação da vida está intimamente relacionada ao equilíbrio que estes organismos desenvolvem entre si e o meio ambiente que os cerca. As alterações no ambiente provocadas pelo homem tem sido inexoráveis, não garantindo a recuperação do ambiente e das espécies que nele habitam. É fundamental a compreensão dos fenômenos que ocorrem na natureza para sustar os processos destrutivos que assolam o planeta. Cada um deve fazer a sua parte.

E você, se comprometeria a realizar alguma ação em benefício da preservação da vida no planeta? Qual?

Resposta: Sim, evitar de poluir os rios. As pessoas que jogam lixo nos rios deveriam se concientizar, quando fazem esse ato, os lixos matam peixes, polui as águas. Mesmo que seja poucas pessoas concientizadas, essas pessoas poderiam passar para seus vizinhos, amigos o quanto você se beneficia com o meio ambiente saudável.

► Vídeo sobre os poríferos

http://www.youtube.com/watch?v=8fy7iutY5Mc&feature=fvsr
http://www.youtube.com/watch?v=LjSKjab2hUM&feature=player_embedded

► Imagens












Componentes do grupo: Alexandre Dias e Wallace Alves
 Turma: 2002
N°: 02 e 38

3 comentários:

  1. Meninos,
    Gostei do blog. Vcs foram bem objetivos.
    Na conclusão, gostaria de uma opinião que refletisse uma ação própria de cada um de vocês.Não é preciso ter relação direta com o filo trabalhado pelo grupo.
    Dica: "Pense no lugar onde vive, na sua escola, no seu bairro.Reflita e depois registre a sua opinião no blog."
    Vou aguardar.
    Bjs,
    Tere

    ResponderExcluir
  2. muito bom!!
    Um resumo com informações bem praticas e objetivas..

    ResponderExcluir